É claro que as duas opções estão certas! Se você fotografa por prazer, sem fins lucrativos e principalmente, sem lhe causar stress. Ela é o seu hobby!
Mas se a fotografia é a sua principal fonte de renda, ela é a sua profissão. E quando você é atua como fotógrafo profissional, o stress estará presente no seu dia a dia! Pois como profissional, você não poderá perder a foto do momento da aliança em um casamento, ou deixar de registrar o momento que a bola encontra a rede do gol!
Então vamos falar um pouco sobre fotografia como hobby? Sem stress…
O que é fotografia?
Segundo a Wikipedia:” Fotografia, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível”, e blá, blá, blá…
E para conseguir aquele “click” perfeito, existem várias técnicas para aprendermos”, portanto você terá um longo caminho treinando! Por esse motivo, não entrarei em detalhes técnicos para definirmos o que é fotografia!
Mas sim, para você, o que é fotografia? Uma arte? A forma de registrar os seus melhores momentos? Ou ainda compartilhar com os amigos como você olha para o mundo? Para os detalhes?
Fotografia é um dos meus hobbies, e gosto de registrar tudo, também faço impressões das minhas melhores fotos! Mas confesso que tem alguns tipos de fotografias que me atraem mais que outros. Vamos falar um pouco sobre esses tipos?
Tipos de Fotografias
Existem vários tipos de fotografias, mas alguns acredito serem mais voltado para o fotógrafo profissional. Como por exemplo, fotografia publicitária, fotojornalismo, recém-nascido, fotografia de moda, fotografia científica…
Mas particularmente, eu acredito que os tipos abaixo se encaixam melhor em fotografar como hobby. Claro que os tipos da lista a seguir, também se enquadram na categoria profissional. Vamos a eles?
• Retrato
Esse tipo é o que registra o rosto das pessoas, onde é possível identificá-las. Não confunda com o formato retrato, que é quando a fotografia está no sentido vertical. Pense, você é do tipo que gosta de registrar as pessoas sem que elas vejam? Onde você as registra naturalmente? Quem sabe esse não pode ser o seu hobby?
• Paisagem
Esse é para quem registra a natureza, um ponto turístico. Portanto ele é o mais utilizado durante as suas viagens. Já pensou em registrar aquele lindo pôr do sol, com as nuvens em movimento? Ou aquela cachoeira esfumaçada? Então esse pode se o seu tipo de fotografia preferido. E uma dica de técnica para você treinar é dominar a longa exposição. Você fará registros incríveis!
• Macro fotografia
Por definição é a foto cuja ampliação vai da escala 1:1 até 10:1, mais que isso é microfotografia. Mas de forma “romântica”, nesse tipo de fotografia você registra níveis de detalhes que não percebemos a olho nu. Os registros mais comuns são de insetos e flores, mas nada impede que você procure detalhes pela natureza, dentro de casa, nos alimentos, enfim, por todos os lados…
• Artística
Um bom debate entre os fotógrafos profissionais é definir qual habilidade o é mais importante para ele: o domínio técnico ou o olhar artístico? Mas para quem fotografa por hobby, isso não importa. Ainda mais se você gosta de ousar, fazer registros bem distante dos convencionais. Esse é o tipo de fotografia ideal para você!
• Esportiva
Esse tipo é para quem gosta de registrar atletas em movimento ou ação, um carro de corrida. Esse tipo de fotografia precisa passar emoção e adrenalina, e registrar momentos marcantes do esporte. Se você tem um olhar atento, e um bom poder de concentração, esse poderá ser o seu hobby!
• Subaquática
Se você já é um amante da água, esse pode ser um tipo de fotografia que lhe agrade. Já pensou em registrar o que você observa enquanto pratica uma sessão de mergulho com snorkel, em apneia, ou simplesmente nadando?! Claro que você terá que aprender algumas técnicas específicas, e adquirir alguns acessórios.
• Astrofotografia
Já falamos sobre esse tipo de fotografia por aqui, que aliás, é um dos meus hobbies. Se você já gosta de observar as estrelas, estude algumas técnicas e já poderá iniciar o seu hobby, inclusive utilizando apenas o seu celular! Basta um local com céu escuro e limpo e começar a fazer o seu registro.
• Fotografia Culinária
Seus amigos ficam com vontade de comer cada vez que você posta nas redes sociais o seu almoço? Então, pode ser que você já tenha o talento para registrar fotografias culinárias! Para esse tipo de foto, você precisará conhecer as técnicas utilizadas para registrar a natureza-morta, saber compor um bom cenário, e se você já tem a gastronomia como hobby, nada melhor do que produzir um belíssimo prato e fazer o registro dele para a posteridade!
Agora que já falamos um pouco sobre os tipos de fotografia que você pode praticar como hobby, vamos ao que você precisa para iniciar?
O que você precisa para começar a fotografar?
Em primeiro lugar, você precisará de um equipamento para registrar as suas fotos, mas é claro que não precisará de grandes investimentos. Você poderá iniciar utilizando o seu próprio celular e um bom aplicativo para controlar a câmera dele. Mas se você preferir adquirir um equipamento específico, uma câmera do tipo DSLR de entrada (semiprofissional), com lentes intercambiáveis será um equipamento perfeito.
Em segundo lugar, é fundamental que você conheça os 3 pilares da fotografia, portanto o ideal é que você comece estudando o básico, e a partir daí, siga com o seu aprendizado especializado para o seu tipo de fotografia favorito. Veja o que você precisa dominar:
• Sensibilidade do filme/sensor (ASA/ISO)
Se você vai fotografar utilizando os filmes que precisam de revelação, trata-se da característica “ASA”. Mas se os seus registros serão digitais, esse item é o ISO do sensor da sua câmera. Ou seja, você vai precisar saber qual a sensibilidade do filme/sensor à luz que ele irá receber no momento click. Quanto menor for esse número, menos sensível será, e como consequência, menos ruído (granulação) terá. Ou seja, suas fotos serão mais nítidas e com cores mais vibrantes.
• Quantidade de luz
O Diafragma é o elemento que controla a quantidade de luz que irá atingir o filme/sensor da sua câmera no momento do click. Ele fica localizado na sua lente. O diâmetro dessa abertura é indicado “f/x”. E nessa escala, quanto maior o x, mais fechado estará o diafragma, portanto menos luz entrará pela lente. Essa escala é um pouco confusa, pois o termo que é empregado é “abertura do diafragma”, e quanto menor for o x, mais aberto o diafragma estará, e quanto maior for o x, menos aberto ele estará. Mas com o tempo, você se acostumará com isso, e aprenderá a usá-lo da melhor forma.
• Tempo de luz
O elemento Obturador, que fica no corpo da câmera, é quem controlará por quanto tempo que a luz passará pela lente e sensibilizará o filme/sensor na hora do seu click. Podemos dizer que ele é a janela que controla o tempo de exposição do filme/sensor. A velocidade é medida desde frações de segundos (ex.: 1/250) até o modo “bulb” para longa exposições. Isto é, quando o fotógrafo controla manualmente o tempo através de um controle remoto ou cabo disparador. E pode ter certeza de que quando você dominar o obturador, você trará efeitos super legais para as suas fotos.
E finalmente, regras de composição, técnicas de fotografias e acessórios específicos seu tipo de foto favorito. Na verdade, não são regras que você precisa seguir, mas sim te ajudar a colocar a sua criatividade em prática, veja algumas delas:
- Regra dos Terços;
- Diagonais, verticais e horizontais;
- Simetria e Espelhamento;
- The Golden Hour;
- Contraluz;
- Efeito Bokeh;
- Técnica High Key.
E claro que não me esqueci dos acessórios, mas por envolver equipamentos de alto investimento, vou citar apenas alguns deles:
• Câmeras DSLR
Como já citei acima, você vai precisar de um equipamento para registrar suas fotos, mas é claro que você pode usar a câmera que você já tem. Se mesmo assim, você estiver disposto a investir em um equipamento, dê preferência para uma câmera DSLR de entrada, que normalmente vem com uma lente de 18-55mm, que já é suficiente para você iniciar o seu hobby.
• Lentes Objetivas
As lentes objetivas são os acessórios mais caros da sua câmera fotográfica, é através dela que você irá capturar a cena da sua fotografia. Portanto, quando for investir em uma lente, pesquise bastante sobre a qualidade e se ela é a ideal para registrar o seu tipo de fotografia favorito. Como por exemplo, as lentes próprias para macro fotografia. Mas continue a sua leitura que te passarei mais algumas dicas.
• Tripé
A principal função de um tripé é estabilizar a sua câmera fotográfica para que a imagem não fique tremida no momento do seu click. Por isso, ele não é um acessório imprescindível para a prática do seu hobby. Eu só utilizo um tripé quando vou fotografar utilizando longa exposição, isto é, quando for necessário utilizar a velocidade do obturador muito baixa, como por exemplo, para capturar uma astrofotografia.
• Flash
Mesmo que a sua câmera fotográfica já venha com um flash integrado, que sempre estará alinhado com a lente. Assim sendo, você não terá muito controle sobre ele. O Flash é usado em cenas com baixa iluminação, ou para preencher sombras. Esse é mais um acessório que você realmente precisa avaliar a sua necessidade.
• Filtros
Atualmente, temos diversas opções de aplicar filtros digitais durante a pós-produção das suas fotos, como por exemplo, PB (Preto e Branco) ou sépia. Assim sendo, vou citar apenas os 3 filtros físicos mais populares:
- UV: Atualmente, esse filtro não afeta a qualidade da sua foto, pois as lentes normalmente já têm o mesmo tratamento. Mas eu utilizo e recomendo esse acessório para todas as suas lentes, pois servirá como proteção tanto para prevenção de riscos, como de queda.
- Close-up: Se o seu tipo favorito é a macro fotografia, esse filtro é uma opção enquanto você não investir em uma lente macro. Pois eles aumentam o motivo a ser fotografado, o aumento pode ser 2 vezes, 4 vezes ou mais. E se esses filtros forem combinados entre si, você poderá aumentar o fator de ampliação, ou seja, se você colocar na sua lente um filtro de 2 vezes e um de 4 vezes juntos, terá uma ampliação de 6 vezes.
- Densidade Neutra (N/D): A função desse filtro é reduzir a quantidade de luz que entra na sua câmera. Portanto, ele é muito usado em fotografias de longa exposição em ambiente de muita luz, como por exemplo, esfumaçar uma cachoeira. Esse filtro é um item muito útil para fotografias de paisagem, você pode descobrir muita utilidade para ele, basta colocar em ação a sua criatividade.
Quanto terei que investir para começar?
Em primeiro lugar, você pode começar com o equipamento que você tiver! Seja ele um celular, uma câmera digital ou até mesmo uma antiga analógica…
Mas se você está disposto a começar a investir no seu novo hobby, vou deixar uma estimativa de valores:
- Câmera DSLR: Você pode optar por uma câmera usada em bom estado, onde você poderá encontrar uma boa oportunidade a partir de R$ 1.000,00. Ou se você preferir uma câmera nova, você encontrará a partir de R$ 3.300,00 até R$ 5.000,00. Claro que nesse teto, não estão inclusas as câmeras com o sensor full frame. E nessa estimativa, estou falando do kit composto de corpo e lente de 18-55mm.
- Lentes Objetivas: Nesse universo, se você estiver disposto a investir, achará diversos tipos de lentes e de preços. Portanto, darei uma ideia de uma objetiva de 70-300mm, que você encontrará a partir de R$ 1.800,00 até R$ 5.500,00. Já uma lente macro de 100mm, poderá custar entre R$ 2.000,00 e R$ 8.000,00. E se você optar por uma lente usada, lembre-se de verificar se está sem riscos e livre de fungos.
- Tripé: Você conseguirá achar um bom tripé a partir de R$ 300,00, não caia na tentação de investir em um tripé de R$20,00, lembre-se que a sua câmera e lente são pesadas e caras, portanto o tripé tem que ser forte e firme para suportá-las. Com certeza você vai odiar se o tripé tombar e quebrar o seu equipamento.
- Flash: Esse acessório não é muito caro, a partir de R$ 300,00 você já conseguirá adquirir um bom flash.
- Filtros: Como recomendei apenas o UV, pois é usado para proteção da sua lente. Você terá boas opções a partir de R$ 70,00. Lembre-se, de primar pela qualidade, pois esses filtros afetam diretamente a qualidade da sua foto
Dicas para Iniciantes
E finalmente, vamos para aquelas pequenas dicas que podem fazer alguma diferença…
- Lembrando sempre que você fotografa como hobby, então divirta-se! Faça com que a sua sessão de fotografia seja divertida!
- Não tenha medo de errar, você não vai acertar de primeira a fotometria das suas fotos.
- Treine bastante, como em tudo que fazemos, só melhoramos praticando.
- Entenda os efeitos que cada técnica que aprender trará nas suas fotos.
- E se você prefere a macro fotografia, adquira um anel que permite inverter a lente e você conseguirá fazê-las.
E aí?! Já decidiu começar a fotografar como um hobby?! Compartilha conosco qual o seu tipo preferido de fotografia…