Finalmente chegou o verão no nosso hemisfério!
Essa é a estação mais aguardada pela maioria dos brasileiros…
Confesso que não faço parte desse grupo, pois a minha estação do ano favorita é o outono… Adoro as cores do pôr do sol, o clima, e a luz das manhãs, sem falar na linda constelação de Escorpião que já vem subindo no céu…
Mas agora é a temporada para os amantes do calor, das noites mais confortáveis para quem é da turma que pratica a astronomia e a astrofotografia como hobby! E é a vez do nosso majestoso gigante Orion!
Claro que ele foi a primeira constelação que aprendi a localizar no céu, ou melhor uma parte dela, a popular Três Marias que é o cinturão do Orion! Depois aprendi a localizar o nosso Cruzeiro do Sul!
Afinal, quem foi Orion?
Segundo a mitologia grega, Orion era um caçador gigante, filho de Poseidon. Tornou-se muito arrogante, ao ponto de dizer que seria capaz de matar qualquer criatura existente no planeta. O que incomodou Ártemis, a protetora dos animais, que como resposta, enviou um escorpião que o matou.
Para registrar essa épica perseguição e mostrar para os mortais que a arrogância não leva a lugar algum, Zeus criou as duas constelações, Orion e Escorpião de forma que eles nunca se encontrem nos céus! Portanto, enquanto Orion estiver visível no céu noturno, o escorpião estará abaixo do horizonte. No hemisfério sul, Orion começa a despontar no horizonte durante a primavera, e no verão torna-se a constelação símbolo dessa estação!
Consequentemente, teremos a oportunidade de observamos a Nebulosas de Orion, a, Nebulosa De Mairan, e a nebulosa Cabeça de Cavalo e outros corpos celestes mais…
Se você busca um site confiável para saber o que tem para observar em cada estação do ano, ou melhor, em cada mês do ano, eu indico o site do Observatório Céu Austral! Onde o time do Paulo Varella e da Regina mensalmente publica o melhor para observar nas suas sessões de Astronomia ou para você e registrar nas suas astrofotografias.
Passe por lá e se inscreva para receber as novidades todos os meses, inclusive, a inspiração para esse post nasceu de um e-mail deles…