Será que teremos uma “tempestade” de estrelas cadente?!
Veja bem, isso poderá acontecer na madrugada do dia 31/05/2022! O pico dessa chuva está previsto entre 1:50 e 2:15 da madrugada.
Nessa época do ano, (fim de maio e início de junho), o nosso planeta passará pela primeira vez, por uma região com fragmentos deixados pelo cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). Por esse motivo, é difícil prever a taxa horária dessa chuva, o que poderá ser um espetáculo magnífico, ou apenas uma fraca chuva de meteoro! Mas a expectativa otimista do projeto EXOSS é que a taxa horária fique entre 140 e 1.400. Mas eu acredito, que mesmo assim vale a pena colocar o relógio para despertar…
O cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3
Esse cometa foi descoberto em maio de 1930, ele tem uma passagem periódica (a cada 16 anos) pelo nosso sistema solar, porém não é facilmente observável.
Quando passou pela Terra em 1995, foi identificado que o seu núcleo estava fragmentado em 3 partes, e a cada nova passagem, esses fragmentos foram aumentando. E futuramente esperasse que ele se desintegre totalmente.
Finalmente, vamos ao que interessa…
Como observar a chuva?
Para os habitantes do hemisfério norte, a expectativa é que a taxa horária seja bem superior do que no hemisfério sul. Portanto para quem estiver nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, terá uma observação mais privilegiada do que nós, habitantes do Sul e Sudeste cuja taxa estimada é entre 10% e 30%.
E para observá-la, pegue uma cadeira confortável, um chocolate quente procure pela constelação de Hercules que fica na região Noroeste. E vamos torcer para que as previsões mais otimistas se concretizem!!