A Winnie está observando o planeta Saturno através de um telescópio. Essa foto está ilustrando o post para quem escolheu como hobby a astronomia.

Astronomia: Como Observar as Estrelas Como um Passatempo

Astronomia: Como Observar as Estrelas Como um Passatempo

“Nós somos feitos da poeira das estrelas.” – Carl Sagan

Quem nunca olhou para o céu e ficou maravilhado com o que viu? Desde o começo dos tempos, o céu intriga estudiosos. Isso fez surgir a área de estudo chamada de Astronomia.

E junto a isso, essa ciência se tornou um passatempo pra lá de fascinante: a astronomia amadora. 

E é dela que vamos falar. Vamos esclarecer o que é preciso para se tornar um astrônomo amador (o que pode acontecer até mesmo sem gastar nada).

O que é astronomia?

A astronomia, segundo a Wikipedia, é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra”.

Ela é considerada a uma das ciências mais antiga, pois temos indícios da sua prática desde a pré-história, como por exemplo em Stonehenge, na Inglaterra. Além disso, muitos povos antigos também já a praticavam, como por exemplo os Incas no Peru e os Maias no México.

Afinal a astronomia define muitos fenômenos que fazem parte do nosso dia a dia, que são: o dia, a noite, o sol, a lua e até mesmo as estações do ano. Sem contar nos extraordinários eclipses solares e lunares.

Porém, o que mais nos fascina nessa ciência, são as infinitas, ou melhor, as astronômicas descobertas que ainda podemos fazer, simplesmente observando as regiões do nosso belíssimo céu noturno.

Mas isso fica ainda melhor, quando sabemos que não são só os grandes profissionais que fazem esses achados.  Muitos astrônomos amadores, até hoje fazem descobertas importantes para essa ciência. 

É isso mesmo! Do quintal da sua casa você pode se tornar um astrônomo e quem sabe ajudar para os estudos da área. Inclusive, durante a pandemia, um bilaquense (meu conterrâneo), descobriu um cometa antes da NASA, enquanto tentava observar outro cometa!

Que tal agora descobrir como se tornar um astrônomo amador?

Astronomia amadora

A astronomia amadora, diferente do que você pode pensar, não tem nada a ver com não ser profissional. 

Ainda mais que o termo “amador” veio da ideia de que pessoas comuns, como eu e você, podem ser estudiosos de astronomia com alguns equipamentos, ou até mesmo sem nenhum… 

Por isso, o importante é o interesse pela área. E não tem como olhar para o céu e não se apaixonar, não é?

  • Mas o que é preciso para ser um astrônomo amador? 
  • Preciso de um curso? 
  • Já posso encomendar meu telescópio? 

É sobre isso que vamos conversar agora. Preparado?

Os 5 itens indispensáveis para um astrônomo iniciante

Em primeiro lugar, você pensa que precisa de um observatório em casa, o melhor telescópio do mundo e infinitos recursos de alto investimento, não é mesmo?! 

Mas, a astronomia amadora pode ser muito empolgante mesmo sem esses equipamentos.

Portanto, começar na astronomia vai ser mais fácil do que você pensa. Você vai precisar apenas de coisas simples:

#1. Local com pouca luminosidade

O maior instrumento de um astrônomo é o céu. Então, nada mais óbvio do que estar em um lugar onde você consiga vê-lo com a menor poluição luminosa possível.

Muitas coisas podem ser vistas a olho nu no céu, como a lua, alguns planetas e até mesmo as chuvas de meteoros, popularmente conhecidas como “estrelas cadentes”. Em suma, o primeiro passo é olhar mesmo!

Procure por locais afastados da cidade para fazer sua observação. Esses locais são menos poluídos por terem tem pouca (ou nenhuma) iluminação pública. 

Isso não quer dizer que na cidade não dá para fazer observações. O detalhe aqui é que, essas observações serão comprometidas devido à alta poluição luminosa, principalmente próximos ao horizonte.

Definitivamente, o melhor é procurar o lugar menos iluminado em sua casa, ou em sua cidade e aproveite o que o universo pode te oferecer.

#2. Atlas/Mapa

Antes de mais nada, na astronomia, saber para onde olhar é essencial. Assim, você começa a entender mais sobre localização e não fica frustrado achando que isso “não é para você”. 

Em segundo lugar, estudar um atlas de astronomia é o próximo passo para seu hobby. Na internet você, com certeza, achará disponíveis atlas, mapas e outros materiais de estudo de astronomia. 

Além disso, você ainda pode contar com aplicativos gratuitos que mostram a posição dos corpos celestes e podem te ajudar a ter uma noção na hora da observação. Um exemplo é o app Sky View que é baseado em realidade aumentada, basta apontar o seu celular para a região que está observando, e na tela do seu celular aparecerá as estrelas, constelações ou qual planeta você está observando.

#3. Lanterna

E a lanterna? Bom, você vai estar no escuro, então vai precisar de ajuda para enxergar seu mapa. 

Contudo, não é só pegar uma lanterna e usar. A própria luz da lanterna pode interferir na sua observação. 

Nossos olhos precisam de cerca de 20 minutos para se acostumarem com o escuro, acender a lanterna toda hora não vai ajudar.

A dica é usar uma  lanterna com filtro (caso você tenha) ou usar um truque para fazer um filtro nela.

Na internet você encontra vários tutoriais para te ajudar a fazer o filtro da sua lanterna com coisas que tem em casa, o mais simples deles é envolver a luz da sua lanterna com um papel celofane vermelho

#4. Cadeira reclinável/Colchão

Não é obrigatório, porém, estar deitado ou reclinado ajuda na hora da observação. 

Isso porque, quando estamos nessas posições, temos um senso maior de amplitude do céu, o que facilita o quanto você consegue ver.

Mas na falta desses “equipamentos” você pode se deitar no chão para a observação. Só tome cuidado, é claro, com bichos e outros problemas que isso pode causar.

#5. Roupas e bebidas quentes

Se prepare para noites geladas, principalmente se o que você deseja observar despontar no céu apenas no final da noite e na madrugada. 

Nesse horário normalmente a temperatura cai e, dependendo do lugar onde você estiver, fica muito frio. 

Por isso, exagere nas bebidas quentes (sem álcool) e roupas quentes para não ficar desconfortável em suas observações.

E´ só isso?

Aposto que você ficou um pouco surpreso né? Não falamos nada que você provavelmente já não tenha em fácil acesso.

  • Cadê os equipamentos? 
  • Os telescópios?
  • Os observatórios?

Calma! Vamos listar eles agora para você. Do mais acessível ao mais profissional.

No que investir para a astronomia amadora?

Agora chegou a hora que você provavelmente estava esperando: o que comprar. 

A primeira coisa que você precisa saber é que os instrumentos são sim importantes, mas, é como você os usa que vai fazer a diferença. 

Para usar qualquer instrumento, você precisa saber como ele funciona. Começando pelo binóculo!

#Binóculos

“Como assim? Usar binóculos para ver o céu? Isso é maluquice.” 

É muito normal pensar assim. Quando você vê isso pela primeira vez, pode causar uma estranheza. 

“Binóculos são feitos para observar pássaros, assistir shows, não para o céu, não é?”

Não é bem assim. 

Você lembra que a primeira coisa que você precisa para ser um astrônomo é uma noite sem nuvens e seus olhos? 

Então… digamos que os binóculos vão ser a extensão dos seus olhos.

Depois de se acostumar a olhar o céu com seus olhos, agora é a hora de dar o 1º passo com um equipamento, e ele é o binóculo. 

Não adianta nada comprar um telescópio poderoso, que mostra todo o sistema solar, se você não consegue usá-lo. 

Então, os binóculos são um passo importante para aprender a olhar por uma lente. 

Com ele, você já consegue ver crateras da lua, nebulosas e até identificar alguns planetas em certas ocasiões. 

Por essa você não esperava, né?

O que analisar?

Para comprar qualquer tipo de aparelho, você precisa saber como ele funciona, certo? O binóculo também funciona assim. 

Existem algumas funções que você deve avaliar na hora de comprar seu primeiro instrumento de astronomia:

  • Qualidade da lente: o fator mais importante para se avaliar em um binóculo é a qualidade da lente. Ela é quem vai ditar se o aparelho é bom ou não.
    • Alinhamento de óptica: a óptica de um binóculo, bem como um telescópio precisa estar alinhada para que a imagem refletida seja a mais “limpa” possível. 
  • Prismas: partindo do mesmo princípio das lentes, os prismas também vão fazer muita diferença na qualidade do binóculo. Entre as melhores opções estão o prisma BAK-4 e BAK-7 (desde que fabricados por empresas de qualidade). 
  • Modelos: os binóculos mais recomendados para observação amadora são de 7×50 e 10×50. Essas são lentes grandes, porém confortáveis para as observações. 
  • Marca: obviamente existem marcas com um bom custo-benefício que oferecem qualidade. Ainda assim, investir nas melhores marcas pode mudar sua experiência com a astronomia amadora. Entre elas estão Nikon, Pentax, Barska, Celestron entre outras. 

OBS: não compre binóculos com zoom, a maioria dos binóculos profissionais não tem essa função.

Quanto custa um binóculo?

Existem binóculos com vários níveis e preços, sendo que os mais simples custam cerca de 300 reais e os mais caros podem custar até 13.000 mil reais.

#Telescópios

Como já dissemos antes, comprar seu telescópio sem nenhuma experiência pode ser o maior (e mais frustrante) erro que você pode cometer. 

Isso porque, astrônomos experientes indicam pelo menos 2 anos da prática para, aí sim, usar um telescópio nas observações. 

Se você é o sortudo que chegou nesse nível, vamos conferir os preços desse equipamento tão querido da astronomia.

O que analisar?

Os telescópios são instrumentos poderosos para a contemplação na astronomia, mas, não é só escolher qualquer um. Você precisa saber o que deve levar em conta na hora de comprar:

  • Abertura: a mais importante característica que você deve avaliar é o diâmetro da lente. Quanto maior for a abertura, melhor será sua observação. No entanto, se estiver começando, um telescópio com abertura menor é válido pois ajuda a aprender mais sobre o uso do instrumento.  Ahh, e quanto maior a abertura, mais caro o equipamento será.
  • Distância focal: juntamente com a abertura, a distância focal vai interferir no resultado final da sua observação. As distâncias focais podem ser 750mm, 1200mm e 1500mm. 

OBS: Não compre um telescópio baseado em seu poder de amplitude. Telescópios profissionais possuem amplitude entre 50x-75x, então, um telescópio que diz ter valores maiores, não necessariamente vai ser melhor.

Quanto custa um telescópio?

Telescópios com menores aberturas podem ser de no mínimo R$ 500,00, já os telescópios com abertura maior podem passar  de R$ 20.000,00.

Organizações de astronomia

Dentro da astronomia amadora, existem diversos grupos e organizações que promovem encontros, pesquisas e muito mais. 

A maioria das cidades e estados possui sua própria associação, sociedade ou mesmo grupo. 

Caso se interesse, vamos listar algumas organizações famosas que você pode conhecer:

  • Instituto de Pesquisas Espaciais -INPE
  • Sociedade Astronômica do Brasil – SAB
  • Centro de Estudos do Universo – CEU

Dicas para principiantes

Além das dicas que citamos ao longo do texto, vale ressaltar algumas outras dicas que vão te ajudar no seu hobby de astronomia: 

  • NÃO OLHE PARA O SOL com qualquer tipo de aparelho (binóculo, luneta etc.), isso pode danificar severamente seus olhos;
  • Caso você não tenha conhecimento básico sobre astronomia, contrate um Curso de Astronomia Fundamental e Essencial
  • Participe de grupos de astronomia, neles você pode adquirir muita experiência e fazer conexões. 
  • Vá a festas de observação. São eventos onde pessoas se juntam para observar. Muito aprendizado bom pode sair disso. 
  • Visite observatórios. Você vai conhecer pessoas experientes para te ajudar a entender cada vez mais sobre essa ciência.
  • Para saber o que você poderá observar, pesquise em sites. Eu sou inscrita na lista do Observatório Céu Austral,  que é atualizado pelos  professores Paulo e Regina Varella.
  • Eu gosto de alguns aplicativos que você pode baixar gratuitamente nas lojas do seu celular:
    • Good to Stargaze: Nesse aplicativo você poderá consultar as condições climáticas do seu local, a fase da lua,  o horário do nascer e do pôr do sol, e quais os planetas que estarão visíveis;
    • Sky View Lite: É o meu favorito, pois basta apontar para uma região do céu que ele mostrará o que você está observando, ele usa a tecnologia de realidade aumentada.
    • Sky Safari: Esse é o mais utilizado pelos astrônomos amadores, também indica o que você poderá observar. 

Apaixonante, não é mesmo?! Está esperando o que para começar a contemplar o céu? E deixe nos comentários quais são os seus aplicativos favoritos! 

 

Veja alguns eventos relacionados ao seu hobby...

Sugestão de Investimentos

Seq.Descrição Valor
1Cadeira dobrávelR$ 230,00
2ColchoneteR$ 40,00
3Lanterna de CabeçaR$ 35,00
TotalR$ 305,00
Seq.Descrição Valor
1BinóculosR$ 1.300,00
TotalR$ 1.300,00
Seq.Descrição Valor
1TelescópioR$ 2.100,00
TotalR$ 2.100,00
*Ao clicar na descrição do produto você será direcionado para o site da Amazon, onde efetuei as cotações e podem variar devido a variação cambial. E caso você compre algum item através desses links, estará colaborando para  manter   esse site no ar. Muito  obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *