Winnie, a mascote do site, está vestindo uma doma branca, em uma bancada picando legumes e ao seu lado temos algumas frutas, como por exemplo, abacaxi, melão e bananas. No cenário ao fundo, temos 2 coifas, um forno e estufa. Essa arte é para ilustrar o post sobre ter a gastronomia como hobby.

Gastronomia: o hobby mais saboroso que existe.

Se você é um bom taurino como eu, que ama se deliciar com uma ótima comida, pensar em ter a gastronomia como um hobby, já deve estar pelo menos 50% certo!  Os outros 50% virão da alegria de se juntar com a família ou aos amigos em volta de uma ilha ou bancada da sua cozinha. Rolando um descontraído bate papo, regado a um bom aperitivo e acompanhado de deliciosos petiscos que você ama criar.  Viu como você terá o hobby mais saboroso que existe?!

Algumas pessoas já nascem com o dom de combinar ingredientes inusitados e criar um delicioso sabor. Como é possível assistir em diversas temporadas do Master Chef Brasil. Mas, é claro que estamos falando de pessoas que já tem um certo conhecimento. Elas estudaram e treinaram muito para chegar no nível do programa. Porém, volto a lembrar, que aqui nada de pressão ou stress!! Isso é apenas para profissionais! Nem vamos considerar uma cozinha amadora, e sim uma cozinha para se divertir e claro se deliciar com os sabores que você criará!

E caso você não seja uma dessas pessoas que nasceram com o dom para cozinhar, saiba que é possível sim, aprender e adquirir o talento necessário para alegrar os finais de semanas de toda a família com a sua mágica de transformar os ingredientes em sabores inesquecíveis. Então, “bora” saber como praticar o hobby mais saboroso que existe…

O que é gastronomia?

Quando você começa a ler no canto direito da tela do seu computador, aquela tão almejada posição de todo blogueiro, que normalmente é cadeira cativa da Wikipedia,  indica que Gastronomia  “é um ramo de conhecimento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.

Opa, como assim?! Gastronomia não é a arte de transformar alimentos?! Então vamos falar um pouco sobre isso:

A diferença entre culinária e gastronomia

Confesso que aprendi sobre isso durante as minhas pesquisas para a elaboração desse post.  Até então, eu diria que gastronomia é a forma “gourmet” de dizer culinária! (brincadeirinha…)

Mas, voltando a falar sério, quando fui pesquisar nos dicionários da nossa língua portuguesa, veja o que encontrei:

• Culinária: Substantivo feminino.

  1. É a arte ou técnica de preparar de alimentos para a mesa, especialmente pratos requintados e sofisticados;
  2. É um conjunto de pratos, especialidades de uma localidade, região ou país.

• Gastronomia: Substantivo feminino.

  1. Conhecimentos e práticas relacionados à culinária;
  2. Arte de escolher e apreciar os melhores pratos.

Quanto “blá, blá,blá”, não é mesmo?!  Até parece confuso, mas o que muitos dizem, é que a culinária faz parte da gastronomia. Que vai além da arte de cozinhar, pois também seleciona os ingredientes, a bebida que irá harmonizar com o prato, sem esquecer de gerenciar todo o processo de produção.

Contudo, o importante mesmo, é gostar de ficar na frente de um mix de ingredientes e temperos e transformá-los em um delicioso prato!! E que todo esse processo seja relaxante e divertido, afinal, é o seu hobby.

O que você precisa para a praticar a gastronomia?

Você que está sonhando com uma lindíssima cozinha, que tenha todos os utensílios possíveis, uma bancada repleta de eletrodomésticos, pode continuar sonhando. Mas saiba que para cozinhar basta uma cozinha simples, com 2 facas bem afiadas, uma tábua para corte, 2 panelas, uma frigideira e uma assadeira média. Pronto, com isso você já poderá iniciar sua jornada como o “Chef da família”.

O principal é começar e se permitir errar!! Uma hora será o sal, outra hora o ponto da carne, esquecer o fermento do bolo… Portanto, se na sua casa tem uma cozinha, mesmo que com poucos utensílios, é só escolher uma receita e ir para lá.

E falando em receitas, nada de ser criativo e, logo de início, ir substituindo os ingredientes de forma ousada. Deixe isso para quando você já tiver executado várias vezes o mesmo prato, de forma exímia. Ah! Isso só vale para receitas de pratos salgados, os doces você deverá ser fiel a ela, principalmente os bolos.

Contudo, vou manter a minha tradição, e listar alguns itens que podemos considerar imprescindíveis:

• Facas

Você irá precisar de pelo menos 3 facas. Em primeiro lugar, uma faca de chefe, que é a mais versátil, e utilizada para cortar alimentos maiores. Porém o tamanho (desde 20 cm) tem que ser o mais confortável para você. Em segundo, uma faca de ofício, que é pequena (entre 7 e 10 cm) e o manuseio é mais fácil e ágil. E finalmente, uma faca de serra, daquelas que são próprias para cortar pães (em média 25cm). Posteriormente, se desejar outros tipos, ótimo! Mas essas 3 são suficientes.

• Chaira

A chaira é o utensilio utilizado para afiar as suas facas. O ideal é que você afie a sua faca antes e após o uso.

• Tábuas

Elas são necessárias para que você corte os seus alimentos, portanto evite as que são feitas em vidro. O material ideal são as de madeira, especialmente o bambu. Particularmente, eu não utilizo a mesma tábua para cortar legumes e carnes.

• Medidores

Na maioria das receitas, os ingredientes são medidos em xícaras, copos, colheres, gramas ou mililitros (ml).  Portanto para facilitar o seu processo de preparação de pratos, o ideal é que você tenha medidores de xícaras, colheres, balança de precisão (opcional) e jarras com medidas para mililitros.

• Descascador

São excelentes para descascar e fatiar legumes, com eles você ganhará agilidade no seu processo de preparação dos ingredientes. Preferencialmente, eu tenho na minha cozinha um com lâminas lisas e um com lâminas serrilhadas, que consigo descascar tomates facilmente.

• Mandolim

Mais um utensilio para ganhar agilidade, porém deve ser utilizado com muita atenção para evitar acidentes, pois sua lâmina é afiadíssima. Com ele você consegue fazer fatias e palitos de espessuras variadas.

• Ralador

Quem não gosta de um legume e/ou queijo ralado, não é mesmo?! Prefira os raladores com 6 faces que são feitos em inox, são mais higiênicos e fácil de lavar. E se puder, invista em um ralador para cítricos, para quando você usar raspas de limão e/ou laranjas nas suas receitas.

• Abridor de lata

Muitos enlatados possuem a tampa do tipo “abre fácil”, mas é sempre bom ter um abridor de latas, pois nada mais frustrante do que ter o ingrediente e não conseguir abrir a embalagem.

• Peneira

Esse é mais um item essencial, pois com ele você poderá lavar os ingredientes em conservas, escorrer um macarrão, fazer um chá etc. O ideal é que a sua peneira seja de inox, e se for possível, tenha mais que um tamanho.

• Rolo de massa

Caso você goste de fazer massas, bolachas ou pães, certamente irá precisar de um rolo de massas, mas se tiver que improvisar, pode utilizar uma garrafa de vinho. Você encontrará opções em madeira, mármore ou polietileno.

• Colheres e Espátulas

Elas podem ser de metal, de madeira ou até mesmo de silicone. São imprescindíveis tanto para servir a comida como para mexer os alimentos enquanto cozinham.

• Escumadeira

Essa é para tirar aquela coxinha que você irá fritar em óleo quente! Ou quem sabe retirar a couve-flor da água que a cozinhou.

• Concha

Você vai precisar de uma concha para servir o feijão, a sopa ou até mesmo o molho que vai cobrir o seu macarrão no almoço de domingo.

• Pinça

São perfeitas para substituir a sua mão, principalmente para virar aquela carne que você está selando antes de colocá-la para assar. Não deixe de checar a qualidade, pois ela precisa ter uma boa pressão.

• Panelas

Um bom jogo de panelas vai colaborar e muito no preparo dos seus pratos. Pessoalmente, eu prefiro as de inox, pois nada melhor do que aproveitar todos os sabores, inclusive o sabor daquela crostinha que gruda no fundo da panela, o que não é possível em uma panela com teflon.

• Frigideiras

Já este utensílio, o mais interessante é ter um com o fundo antiaderente, para que a sua panqueca fique linda. Ah, e não se esqueça que ela vai precisar de cuidados especiais, nada de raspar a colher de metal no fundo.

• Assadeiras

Pelo menos uma grande, para os seus assados, e outra média com bordas altas, para assar aquele bolo do café da tarde.

• Tigelas e travessas

As tigelas você utilizará para fazer misturas, ou até mesmo uma salada colorida. E as travessas para deixar a sua mesa lindíssima. Prefira as de vidro ou inox, pois não pegam cheiro, e as de vidro ainda tem a vantagem de ir ao micro-ondas.

• Panela de pressão

E por último, uma boa panela de pressão. Ela é ótima para acelerar o tempo de cozimento dos alimentos. Mas se você tem medo de utilizá-la, veja os cuidados que precisa tomar e aventure-se. Eu brinco que sou a “louca da pressão”, pois até meu arroz soltinho, eu preparo nesse tipo de panela.

Como você pode ver, a lista é um pouco extensa. Mas confesso que adoro um utensílio de cozinha! Sou muito fã da Rita Lobo e da sua cozinha, eu tenho vários itens que copiei dela. Claro que você não precisa adquirir toda essa lista de uma única vez. Compre aos poucos, e sempre confira a qualidade! Agora, seguindo a nossa tradição, o que vamos falar agora?!    Isso mesmo, o quanto preciso gastar… 

Quanto terei que investir para começar?

Por ser uma lista bem extensa, vou citar apenas os itens que eu acho imprescindíveis, para começar a cozinhar. Contudo, sempre é bom pesquisar pelas melhores ofertas no momento da sua compra. Então, vamos a nossa lista:

  • Jogo de panelas: Um jogo com 5 peças de inox com fundo triplo, você consegue por R$ 320,00.
  • Panela de pressão: Vou considerar o valor da panela mais comum, que é a de 4,5 litros, com o fechamento do tipo externo. O valor médio é de R$ 180,00.
  • Frigideira antiaderente: Como o preço depende da qualidade do material antiaderente, você encontrará variações desde R$ 50,00 até R$ 450,00.
  • Facas: O kit contendo as 4 facas de boa qualidade e uma chaira, sairá em torno de R$ 820,00. Também me assustei com o valor…
  • Tábua: Esse utensílio é um dos meus favoritos, tenho uma para cortar legumes, outra para carnes e uma exclusiva para os eventuais churrascos! Portanto, a variação de preços é enorme! Elas podem custar entre R$ 40,00 (bambu) até R$ 500,00 (disco de madeira).
  • Medidores: Eu não vivo mais sem esses medidores, você encontrará em diversos formatos, que podem ser fabricados em inox, plástico ou silicone (meu preferido, por economizar espaço). E o investimento pode variar entre R$ 20,00 até R$ 200,00.
  • Descascador: Preze pela qualidade e segurança deste item, pois muitos acidentes podem acontecer. Mas o custo desse item varia entre R$ 10,00 até R$ 80,00.
  • Ralador: Esse item básico prefira os fabricados em aço inox. E você encontrará com 4 ou 6 faces, a partir de R$ 30,00. Mas não esqueça de verificar a qualidade e a segurança para evitar acidentes.
  • Peneiras: Um jogo de peneiras de inox varia entre R$ 30,00 a R$ 75,00.
  • Assadeiras: O kit composto por uma assadeira grande, uma média e uma pequena com revestimento antiaderente, custa em torno de R$ 140,00.

Agora que você tem essa listinha pronta, que tal começar a pesquisar as promoções e assim que estiver com os utensílios na mão, siga as dicas para iniciantes, e você irá se surpreender!

Dicas para iniciantes

Agora que você está pronto para iniciar a prática do seu novo e delicioso hobby, veja a seguir algumas dicas que eu mesma utilizo nos processos de transformação dos alimentos. Nossa, “gourmetizei” a palavra “cozinhando”!! rs

Mas, vamos a elas:

  • Tenha paciência e não cozinhe com pressa.
  • Antes de iniciar o prato, verifique se você realmente tem tudo o que precisa.
  • Sempre prove o seu prato após acrescentar cada ingrediente, dessa forma você terá um maior controle sobre o resultado.
  • Comece com receitas fáceis, e conforme for adquirindo mais experiência parta para as receitas mais elaboras. Os pratos onde todos os ingredientes são cozidos juntos, são os mais fáceis. Como por exemplo, uma galinhada, um cozido, risotos. Ah, preparar carne assada, também é tranquilo.
  • Pesquise as receitas que você deseja fazer, e encontre o cozinheiro cujo tempero mais combina com o seu paladar. Por exemplo, eu já disse que sou fã da Rita Lobo, porém já notei que as especiarias que ela utiliza, não agrada o meu paladar. Portanto, atualmente eu me ouso trocar alguns ingredientes das receitas dela.
  • Uma vez que você já saiba quem é o seu chef e/ou cozinheiro favorito, ouse mesclar as técnicas de cozimento, quando você não encontrar o prato feito por ele. Como por exemplo, a forma como o Claude Troisgros cozinha o bacalhau desse prato. Eu já percebi que ele usa essa técnica em diversos pratos com esse requintado ingrediente. A propósito, o tempero dele é o que mais agrada o meu paladar. Por isso, eu sigo todas as combinações de ervas para preparar o alimento que ele utiliza.
  • Para que você tenha uma referência, abaixo vou deixar indicações de canais que eu sigo, e  as receitas que já fiz, inclusive tem várias que facilitam o nosso dia a dia.

Veja quais são os meus canais favoritos:

E finalmente, indico  duas excelentes profissionais para te ajudar a escolher os seus utensílios da cozinha…

Viu só como é fácil começar?! E assim que você experimentar o que criou, ficará mais apaixonado ainda pelo seu hobby.  E não esqueça de me convidar quando fizer a seu melhor e preferido prato. Estou esperando o seu convite…

Veja alguns eventos relacionados ao seu hobby...

Infelizmente, não temos eventos relacionados nesse momento...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *