Viajar é uma realização de um sonho? Ou será sinônimo de aventura, desbravar novos horizontes ou até mesmo viver novas experiências? Eu acredito que possa ser uma mistura de tudo isso. Até mesmo em uma viagem a trabalho, é possível desfrutar do que existe de melhor em um determinado lugar.
Mas será que viajar pode ser considerado um hobby? Ainda mais que não consigo viajar todos os finais de semana? Por que não? De acordo com a nossa definição, hobby é uma atividade relaxante, que você pratica nas suas horas livres, com o objetivo de lhe proporcionar alegria.
Além disso, até mesmo as empresas valorizam as pessoas que respondem “viajar” como um hobby. Pois demonstra que você é uma pessoa destemida, que gosta de conviver com pessoas que pensam e vivem de uma forma diferente da sua. E principalmente que você consegue se adaptar ao ambiente com facilidade.
Portanto, vamos começar a nossa viagem?!
O que é viajar?
Para mim, a resposta dessa pergunta é, colecionar estórias para contar, adquirir e explorar novas experiências, conhecer novas culturas, e até mesmo novas aventuras. Mas essa é a minha definição pessoal.
A definição oficial, é que “Viajar” é um verbo intransitivo (que não necessita de complemento, sozinho, ele já define uma ação), e significa: fazer uma viagem.
Então a nossa boa e velha amiga Wikipedia, nos diz que Viagem “é o movimento de pessoas entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração, e utilizando ou não qualquer meio de transporte (público ou privado).”
Já no sentido figurado, usamos em diversos sentidos, quando alguém fala um absurdo, algo sem lógica, ou quando uma pessoa está distraída, dizemos: “Nossa você está viajando”. Até mesmo eu “viajei na maionese neste momento”! (rs)
Agora, voltando ao nosso tema, você tem um estilo preferido de viajar? Ou ainda não encontrou um propósito para viajar? Veja os tipos de viagens mais conhecidos, quem sabe um desses não passe a ser o seu hobby:
• Aventura
Se você gosta de muita adrenalina, contato com a natureza, e está sempre testando os seus limites, esse pode ser o seu tipo de viagem. Você pode viajar em busca daquela cachoeira nível 5 para fazer um rafting, descobrir o que há em cavernas escuras, ou até mesmo caminhar sobre as geleiras do Perito Moreno.
• Viagem Cultural
Contudo, se diversão para você é visitar museus, conhecer e entender como vivem as pessoas, quais são as tradições de um povo, ou até mesmo a culinária local. Seu hobby pode ser viajar e aprender sobre tudo isso presencialmente.
• Viagem Religiosa ou Espiritual
Algumas pessoas gostam de viajar para locais que possam meditar, conectar-se consigo mesmo. Ou até mesmo, preferem fazer peregrinações para locais que tem elevado significado para a sua fé. Se você se identifica com essas pessoas, esse poderá seu tipo de viagem.
• Viagem Romântica
E por que não, passar lindos momentos ao lado da pessoa amada, em um local paradisíaco, ou até mesmo junto à natureza? Simplesmente admirando toda a simplicidade a sua volta. O seu hobby poderá ser curtir viagens românticas.
• Staycation
Devido ao surgimento de um ser invisível no nosso planeta, que tem uma imensa capacidade de causar um grande estrago na vida das pessoas, muitos estão adotando essa modalidade de viagem, que nada mais é que curtir as férias na sua própria cidade. E por que não se hospedar em um lindo lugar dentro da sua própria cidade?
Já se identificou com algum desses tipos de viagem? Ainda não? Isso não é imprescindível para continuarmos, então vamos fazer as malas e “bora” viajar…
O que você precisa para começar a viajar?
Tem uma dica que vale para todos os hobbies, permita-se errar! Apenas com muita sorte, você acertará tudo na primeira vez que fizer algo. Nada de cobranças, e com o tempo você alcançará a experiência necessária.
Enquanto isso, não importa qual seja o seu tipo de viagem. Inicialmente, o que você precisa fazer é escolher o seu próximo destino! Não é mesmo?!
Depois de escolhido o destino, comece a pesquisar quando é a época ideal para visitá-lo e qual a melhor forma para você chegar até ele.
E finalmente, faça o seu planejamento para realizar a essa sua primeira viagem. E tenha certeza, que assim que retornar, você já planejará a próxima…
Quanto terei que investir para começar?
Acho que para esse hobby, eu não terei uma resposta. Pois existem tantos “depende”, que será impossível chegar em um valor específico.
Você poderá começar gastando muito, se escolher hospedar-se no mais deslumbrante hotel da sua cidade. Ou simplesmente iniciar se hospedando em um hostel descolado, com quarto e banheiro compartilhado, localizado do outro lado do planeta que você conseguiu chegar sem gastar um tostão, apenas pedindo carona!
Um ótimo exemplo, é como chegar na exclusiva e única cidade de Machu Pichu, cujo acesso poderá ser por trem a um custo elevado. Uma outra opção, é fazer o caminho Inca, por entre as montanhas cuja caminhada é de altíssima dificuldade. Pois além do preparo físico, você ainda poderá sofrer com o efeito da altitude e com custo elevado. Ou simplesmente caminhando pela linha do trem com custo zero.
Portanto, quando digo pesquise a melhor forma para você, é sobre caber no seu orçamento e ser compatível com a sua condição física! Ah, não se esqueça de pesquisar a temperatura, pois você também precisará de roupas adequadas. Pois se você também vive no Brasil, onde nosso clima é predominantemente tropical, não será fácil suportar a temperatura do inverno no Ushuaia, que é considerada a cidade do fim do mundo.
Dicas para iniciantes
Eu sempre começo escolhendo o meu próximo destino, e começo a fazer o meu planejamento, e a economizar para juntar o montante do investimento. Mas veja as dicas, e crie o seu próprio processo de planejar a sua viagem…
• Quando ir
A minha primeira dica é, se você tiver a opção de escolha das datas da sua viagem, opte sempre por viajar no período considerado “baixa temporada”, além de ser tudo mais barato, os locais não ficam lotados. Mas também você terá o risco de encontrar algumas atrações fechadas. Claro que terá algumas situações que você não terá opções de escolha, como por exemplo, ver a Aurora Boreal. Isso só é possível durante o inverno do hemisfério Norte.
• Como chegar
Pesquise todas as formas possíveis de chegar aonde você deseja visitar, e a partir daí pesquise custo, de cada uma delas. Não pense que por avião sempre será mais caro. Pois as vezes uma passagem de avião pode ser mais barata do que uma passagem de trem. Ah, e não esqueça de checar se o envio da bagagem está dentro do custo da passagem, e qual é o limite do peso. Esse pequeno detalhe poderá fazer um belo rombo no seu orçamento.
• Onde ficar
Existem diversas opções para você escolher onde se hospedar. Desde as mais caras e sofisticadas, que são os luxuosos hotéis e resorts, até se hospedar na casa de pessoas locais. Tudo vai depender do seu estilo, e das suas preferências.
Particularmente, faz muitos anos que não me hospedo em hotéis. Nas minhas últimas viagens, aluguei apartamento pela plataforma Airbnb. Prefiro apartamento completo, onde posso fazer o meu próprio café da manhã, e as vezes algumas refeições.
Mas se você prefere acordar, e encontrar uma belíssima mesa de café continental esperando por você, melhor escolher um hotel que o ofereça, e que caiba no seu orçamento. Inclusive tem pessoas que conseguem negociar estadia e alimentação em fazendas e hotéis em trocar de serviços. Como já vi alguns comentários não muito favoráveis, e nunca utilizei essa plataforma, não incluirei opções de link desta modalidade.
Uma outra plataforma que parece ser interessante, mas eu nunca utilizei, chama-se “Couchsurfing”, e aqui você poderá pesquisar como ela funciona. Apenas tomei conhecimento através de alguns canais de viajantes do Youtube, que assisto com frequência. Mais uma vez, recomendo que pesquise bastante.
• Como planejar
Para mim, o início da viagem começa quando escolho meu próximo destino. Pois a partir dessa decisão, começo as minhas pesquisas e o meu planejamento.
Antes de tudo, eu crio uma planilha com o título do próximo destino, e pelo menos o ano que pretendo viajar. Em uma aba desta planilha, vou listando tudo o que quero fazer e conhecer nesse local, bem como o custo.
Em seguida, procuro por sites com as informações que preciso, como por exemplo, esse que utilizei para planejar as minhas férias em Portugal. Que infelizmente, foram adiadas por causa da pandemia. Aqui você encontra o que a cidade tem de melhor em cada estação do ano, como chegar, hospedagem, o que visitar, e onde comer.
Com essas informações, em uma outra aba, vou construindo o roteiro e o custo, fique atento com a época da pesquisa se é alta ou baixa temporada, pois os valores podem ser bem diferentes.
Simultaneamente, o orçamento da viagem será construído. E assim que você definir o custo do transporte, da hospedagem e alimentação, coloque tudo nesta planilha e o seu planejamento estará finalizado. Agora é só esperar o dia chegar.
• Isso é muito turístico!
Com certeza, você ouvirá essa frase de alguém: “Esse lugar é muito turístico!” Ora, ora, o que tem de mal nisso?! Então, o dia que você visitar Paris pela primeira, não irá conhecer a formosa Dama de Ferro (Torre Eiffel) por ser muito turístico?! Ou ir até Roma e não conhecer o Vaticano?! Na verdade, os pontos turísticos são os melhores pontos de um local, os mais frequentados. Portanto, você precisa ir relaxado e preparado, pois afinal, o importante é não estressar!
Agora é com você! Basta escolher o seu próximo destino, fazer a mala e começar a praticar o seu mais novo hobby…
“Bora” viajar?!?!
Veja alguns eventos relacionados ao seu hobby...
Infelizmente, não temos eventos relacionados nesse momento...
Sugestão de Investimentos
O Plácido e a Mari, do Canal Livre Partida, fizeram uma incrível viagem por vários continentes! Saíram de São Paulo com o “Monstro” (nome carinhoso de uma Defender), e desbravaram o continente americano. Depois disso, fizeram um mochilão pela Ásia, desembarcaram na Europa, compraram outro carro e conheceram uma boa parcela do continente europeu. E com a experiência adquirida, criaram esse curso para ajudar pessoas que compartilham do mesmo sonho…